domingo, 26 de agosto de 2012

MATERIAL PARA PESQUISA

Texto 1
Uma avó culturista
José Maria Santarém
Quando tinha 80 anos, Dona Maria Koprowski caía à toa, tropeçava em qualquer pedrinha e isso era uma ofensa para sua auto-imagem. Aceitou a recomendação do filho e da nora e foi à academia fazer uma série de exercícios especiais para seu caso e sua idade. Nunca mais parou, nem caiu. Tem a musculatura firme, pisa com segurança e, quando tropeça, ela mesma consegue se equilibrar. Ela treina duas vezes por semana. Quando não vai, diz que sente muita falta das pessoas que conversam com ela na academia. E seus colegas na academia não conseguem acreditar que aquela figurinha de cabelos brancos esteja empurrando 80 quilos no leg-press...
(Os idosos e a musculação. Jornal da Musculação, São Paulo, v.5. n.25, fev/mar. 1999)



Texto 1
Os perigos dos anabolizantes
Jenyfer Sthefane, 16 anos, era jovem, bonita e vaidosa. Vaidade essa que acabou levando-a à morte. A garota, que morava em São Paulo, faleceu devido ao uso indiscriminado de anabolizantes. “Há medicações utilizadas pelas pessoas que chegam a ser tóxicas. Algumas são de uso veterinário, como hormônios para cavalo, não sendo indicadas para uso humano”, alerta o ortopedista Marcelo Krause, que atua no Itork e em parceria com o Hospital Esperança.
O uso de anabolizantes, conforme explica o médico, faz com que a pessoa ganhe massa muscular de forma muito rápida, mas sem que haja uma compensação dos órgãos que compõem o organismo. O sistema cardiovascular, por exemplo, irá sofrer para suprir a demanda de irrigação sanguínea desse novo corpo. Corre-se ainda o risco do aparecimento de estrias na pele provocadas pelo crescimento desproporcional. Outros reflexos no organismo são: surgimento de casos severos de acnes, disfunções no fígado, problemas de colesterol, depressão, exacerbação da agressividade e tumores. Homens podem desenvolver seios, ter calvície e infertilidade.
As mulheres podem apresentar mudanças na voz e aumento na quantidade de pelos no corpo. Como a aplicação das substâncias é realizada pelos próprios usuários, tem-se ainda o risco de necroses musculares que podem evoluir para infecções – que podem levar a uma septicemia e gerar complicações no coração, fígado e rins, provocando a morte. Por tudo isso, deu para perceber que um corpo musculoso não chega a ser necessariamente sinônimo de um corpo saudável. A fórmula para se conseguir a tão desejada boa forma não é tão difícil assim de ser seguida. Atividades simples como exercícios regulares, uma alimentação equilibrada e persistência são algumas das maneiras de se atingir essa meta. É preciso focar no objetivo e cumprir as etapas. Assim fica fácil conseguir o preparo físico desejado.



Texto 3 
Trecho da matéria: O mais que perfeito
Malhação compulsiva na academia de ginástica: excessos preocupam os especialistas
Ângela Nunes
Quem nunca reclamou do próprio corpo, queixando-se da barriguinha saliente, do tamanho do nariz, do formato das pernas ou do tipo do cabelo? A preocupação com a aparência atinge praticamente todo mundo e é muito natural, sobretudo em uma sociedade que, cada vez mais, difunde valores de saúde e beleza. Entretanto, a obsessão pelas formas perfeitas e a permanente insatisfação com os atributos físicos podem ser sintomas de uma doença batizada com o nome complicado de Desordem Dismórfica do Corpo, ou DDC, que só recentemente começou a ser estudada a fundo. Os que sofrem do distúrbio são incapazes de aceitar pequenas imperfeições e acreditam ter defeitos que na verdade são produtos da fantasia. Para eles, a presença de culotes mais avantajados, de uma manchinha no rosto ou de músculos pouco acentuado costuma virar fonte da mais profunda angústia e vergonha. Com isso, tornam-se verdadeiros viciados em exercícios ou escravos de dietas e cirurgias plásticas e procuram esconder e disfarçar a todo custo determinadas partes do corpo. No estado mais crítico, o paciente pode desenvolver depressão, fobia social e transtornos alimentares, além de apresentar comportamento compulsivo.


Gráficos


A pesquisa foi realizada, em agosto/2012 com 54 alunos de 7ª séries - Ensino Fundamental:

Escala de silhuetas de Sorensen e Stunkard (1993):


Qual é a silhueta que mais parece com você atualmente?


Qual é a silhueta que você gostaria de ter?


Dos 54 alunos, 34 gostariam de ter uma silhueta diferente da atual



Se você pratica ou praticasse atividade física regularmente qual seria seu principal objetivo?



TAREFAS

  • Fazer a leitura dos textos
  • Analisar os gráficos
  • Postar seu comentário

Para postar você deverá clicar em comentários
  • Selecionar: Comentar como Anônimo
  • Escrever seu texto
  • Escrever o nome dos integrantes do grupo
  • Clicar em Publicar


11 comentários:

  1. rhayssa,isabel e juliana.
    no primeiro texto nos entendemos que nem sempre precisamos ser jovens para fazer exercícios físicos.
    no segundo já vimos uma coisa mas seria os perigos do anabolizante.esse medicamento pode levar a morte como diz no texto.
    no terceiro já observamos que muitas pessoas não se conformam com o seu jeito de ser.umas se acham muito feias e quase todas elas botam um defeito em si mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhayssa, Isabel e Juliana
      Muito bem! Que estes exemplos sirvam como uma lição de vida para vocês em relação a prática de atividade física com o objetivo principal de saúde. E estejam atentas a promessas milagrosas em busca de um corpo perfeito. Como vocês mesmo citaram o uso do anabolizante.

      Excluir
  2. José e Cristian:texto um falava de uma senhora que caia facilmente e por recomendação da filha procurou uma academia com exercícios e específicos para seu problema.
    No texto os perigos dos anabolizantes explica que o uso deles trazem alguns problemas tanto para o homem como a mulher.
    No texto 3 fala do DDC(Desordem dismórfica do corpo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José e Cristian
      Muito bem! Que este exemplos sirvam como uma lição de vida para vocês em relação a prática de atividade física com o objetivo principal de saúde. Sabemos que muitos adolescentes utilizam de muitos meios para ganhar massa muscular a qualquer custo. O uso do anabolizante pode levar a morte. Fica o alerta para vcs. Aconselho praticar regularmente atividades físicas.

      Excluir
  3. Amanda,Janice e Gabrieli Eduarda.
    Nós gostamos muito do primeiro texto:A Avó Culturista,porque nós se admiramos com o caso de uma idosa indo a academia aos 80 anos e se preocupando com a sua própria saúde.
    O segundo texto:O Perigo dos Anabolizantes,e nós se preocupamos com o caso de uma adolescente que ao se preocupar com a sua própria saúde em excesso,acabou tomando anabolizantes e falecendo,atenção adolescentes:tomar anabolizantes não é a melhor maneira de ficar com um corpo perfeito e com uma saúde saudável,então ser saudável é ter uma alimentação saudável e não tomar anabolizantes,
    e os outros textos adoramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, Janice e Gabrieli
      Parabéns, muito bom os comentários que fizeram a respeito das matérias. Uma boa alimentação é importante e também a prática regular de atividade física para termos uma melhor qualidade de vida.

      Excluir
  4. Cibelle e Gabriele.
    Dona Maria Koprowski tinha 80 anos,tropeçava em qualquer pedrinha.Ela seguiu a recomendação do filho em fazer academia.Eu acho que fazer academia no caso da dona Maria é sempre bom,para a musculação dela ficar mais firme,como ela mesmo disse quando ela tropeça ela já consegue se equilibrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cibelle e Gabrielle
      Muito bem! Vocês perceberam a importância da prática regular da atividade física para uma melhor qualidade de vida.

      Excluir
  5. WESLEY E LUCAS.

    NO TEXTO 1 FALA SOBRE A SENHORA Maria Koprowski tinha 80 anos,ela tinha a sua musculatura muito fraca e ela não tinha muito equilibrio ate q um dia seu filho e sua nora a RECOMENDARÃO FAZER ACADEMIA para q ela fizesse esercisios e deichase sua musculatura mais firme e para q ela tivesse mais equilibrio.
    ela aceitou e depois q comesou a fazer academia ela nunca mais parou pois ela estabilizou o seu equilibrio e fortaleceu sua musculatura,e confessa q quando falta a academia sente muita falta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas e Wesley
      Muito bem! Agora sim, vocês leram os textos e fizeram comentários de acordo. Eu falei que vocês tinham capacidade para realizar a atividade.
      Fiquei muito contente

      Excluir